Sobre

vinho.jpg

Ver, sentir, degustar , ouvir .

Aprender, registrar, compartir.

Os sentidos são privilegiados, mas a nossa relação com o vinho é muito mais do que um a descrição pormenorizada de aromas, rótulos, regiões e sensações.

Mas porque dedica-se tanto esforço a ele?  Porque o engarrafamos e, muitas vezes, o veneramos? O vinho é muito mais do que um mero produto agrícola, é uma importante representação da cultura de um povo, de uma região. É a sua identidade e faz parte de sua história.

É substrato geológico, biológico e cultural. Milênios de “experiência” dos solos, combinados a séculos de devoção dos homens, temperados pelo que sóis, luas, chuvas e ventos proveram em determinado ano .

A vinha não está imune a pragas, nem a intempéries. Mas o seu ciclo se impõe à época veloz e apressada em que vivemos e nos traz a oportunidade de pararmos e , só assim desfrutar; cores e momentos, aromas e idéias, gostos e companhias.

O vinho inspira, evoca o melhor da relação entre pessoas interessantes, recomenda inteligência e conhecimento. E assim teria que ser.

Eis que então, sedentos por compartilhar belas taças e boa mesa, à luz do papo fluido e da refinada camaradagem, motivados desde ali, por um espírito homogêneo de um grupo heterogêneo, mas com uma aptidão natural para sermos algo além de Confrades, surge a Safrada.

Anúncios

3 comentários sobre “Sobre

  1. O vinho, a comida e alguns amigos. E a certeza de aquele momento em que divido as boas garrafas com “os bons” pode ser algo mais. A isto dão o nome de Confraria! Após frequentar muitas, fazer parte de umas e, sobretudo, após alguns anos de serviços prestados a mim, o vinho merecia data, hora e local para que, ao menos 1x ao mês, pudesse ser reverenciado. Nosso boteco-de-luxo estava criado. Completamos 1 ano, mudamos de nome e ganhamos um blog, Colecionamos histórias, desenvolvemos uma identidade, agregamos valores e, muito mais do que cultuar a (nem tão simples) arte de promover bem-sucedidos casamentos entre vinho e comida, compartilhamos idéias, harmonizamos pessoas. Que Baco os abençoe, Safrados! Vida longa à Safrada!

    • existe sim, caro Vicente! A Safrada segue se reunindo semanalmente, apenas não estamos postando mais com tanta regularidade. Retomaremos as postagens e as matérias em breve. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s